hit counter for tumblr
Gráfico de Gantt: O que é? Pra que serve? - Miguelando.com

Gráfico de Gantt: planeje, controle e gerencie a execução de seus projetos

O Gráfico de Gantt auxiliando projetos

Aproveitando que 2012 está começando, estou voltando para continuar os posts a respeito das ferramentas para Consultoria. Aproveite, compartilhe e tire suas dúvidas nos comentários abaixo!

O que é o Gráfico de Gantt?

O Gráfico de Gantt, ou  Diagrama de Gantt, é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É, basicamente, uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual, cujo objetivo é deixar a informação o mais transparente possível.

Para que serve o Gráfico de Gantt?

A função do Gráfico de Gantt é, de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos.

Como surgiu o Gráfico de Gantt?

Após a contratação de Henry Gantt pela  Midvale Steel, em 1887, o engenheiro mecânico desenvolveu diversas ferramentas de auxílio ao planejamento. Por esse motivo, Henry Gantt é considerado por muitos o pai do planejamento e do controle.

Em quais situações posso usar o Gráfico de Gantt?

Geralmente utiliza-se o Gráfico de Gantt em atividades que envolvem duas pessoas ou mais, no entanto, não existem restrição para a aplicação da ferramenta. Como já foi dito, o Gráfico de Gantt é muito útil para gerenciar grandes projetos, contudo, é possível até mesmo organizar uma agenda utilizando seus conceitos.

Como elaborar um Gráfico de Gantt?

Como o próprio nome diz, o Gráfico de Gantt é um Gráfico. Tratando de maneira bem geral, a ferramenta deve ser estruturada como na figura abaixo.

 

Gráfico de Gantt - Esquema

O gráfico deve ser composto pelas dimensões “Atividades” e “Tempo”; na vertical, deverão ser listadas todas as atividades que se deseja controlar, as quais devem ter a região equivalente ao tempo necessário para sua execução hachurada ao longo do eixo horizontal. A hachura deve ser feita de acordo com a escala de tempo utilizada, que pode ser estabelecida em horas, dias, semanas, meses ou anos.

Qual o melhor software para elaboração do Gráfico de Gantt?

Atualmente, o software mais popular para a elaboração do Gráfico de Gantt é o Microsoft Project, o qual encontra-se na versão 2010. Muitas empresas utilizam essa ferramenta, que permite a realização de outras atividades extras, tais como estabelecimento de caminho crítico, equipe, cálculo de necessidades, dentre outras funções de controle e acompanhamento.

Minha empresa não pode comprar um software agora, o que faço?

Uma solução é criar sua própria planilha no Excel para a elaboração do Gráfico de Gantt. Existem diversas maneiras para o desenvolvimento da planilha, algumas mais simples, outras mais complexas, mas todas capazes de gerar o mesmo resultado: um gráfico prático e útil para o acompanhamento; basta utilizar a criatividade.

No entanto, para poupar seu trabalho e neurônios, o Miguelando.com disponibiliza para download uma planilha contendo um sistema de geração automática de um Gráfico de Gantt.

 

Gráfico de Gantt - Planilha Miguelando.com

A planilha integra também partes importantes do 5W2H, como definição de responsável e local onde a atividade deverá ser realizadas. Além disso, também há a possibilidade de se definir atividades predecessoras para qualquer atividade, a qual possibilita a definição automática do início das atividades, as quais são sequenciadas de acordo com a data de término de suas predecessoras.

As atividades predecessoras a uma atividade devem ser identificadas no campo especificado na planilha, através de seu id (número de identificação, na primeira coluna).

Caso não possua predecessora, o início da atividade deverá ser atribuído manualmente.

Além disso, também existe a possibilidade de se definir o status da atividade, atribuindo-lhe os seguintes valores:

  • Espera
  • Andamento
  • Atrasado
  • Concluído

A linha de marcadores amarelos refere-se ao que foi programado e a linha verde, logo abaixo, deve ser preenchida de acordo com o que foi efetivamente realizado. Lembrando que o Gráfico de Gantt é uma ferramenta de planejamento e acompanhamento.

Para a elaboração da planilha, utilizou-se a escala de tempo em semanas, tendo em vista que muitas empresas programam-se nesse horizonte.

Baixar planilha do Gantt

Download da planilha de Gráfico de Gantt

Se achou a planilha interessante e deseja fazer o download, o link encontra-se logo abaixo. A planilha disponibilizada abaixo possui algumas restrições de uso, para obter a versão completa clique aqui.

Aproveite e se tiver dúvidas, sugestões ou críticas, deixe-as nos comentários abaixo!

Gostou da planilha? Gostaria de obter uma versão mais completa?

Cronograma do Miguelando.com
Se você gostou da planilha e acredita que ela cumpre o que promete e supre suas necessidades, clique aqui e conheça a versão avançada da mesma, com opções de personalização de anos e meses e inserção atividades ilimitadas.


Posts relacionados:

14 Responses to “Gráfico de Gantt: planeje, controle e gerencie a execução de seus projetos”

  1. Olá, boa tarde! eu gostaria de saber quem é o autor do texto acima sobre gráfico de gantt, pois estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto, mas não encontrei o nome do autor do texto. Obrigada se puderem me responder!

    Att.

  2. Olá Raquel, tudo bem?

    Quem escreveu o texto foi eu. Utilizei algumas referências da própria internet e coisas que já conhecia de minha graduação. Como você pode ver, se procurar próximo ao título do post, meu nome é Arnaut.

    Grande abraço!

  3. Marcos Vinicius on junho 20th, 2012 at 11:21

    Adorei a tabela, mas tenho algumas duvidas com relação a como formatar uma nova para minha utilização, pois as datas estão pré definidas por exemplo. Seria possivel me mandar uma a qual pudesse adequar a minha necessidade

  4. Olá Marcos, tudo bem?

    A planilha está configurada para semanas de 2012. Você precisa de uma planilha para dias?
    Me informe sua necessidade que disponibilizo aqui!

    Grande abraço!

  5. OLA,

    Preciso da planilha em dias sem a senha é possível?

  6. Olá Mauricio, tudo bem?

    Estou desenvolvendo uma versão com dias. No entanto, não posso disponibilizar sem a senha pois é a única maneira de garantir que os direitos autorais sejam mantidos, na versão gratuita.

    No entanto, existe uma versão paga, onde não há logos e tudo mais. Se tiver interesse, basta entrar em contato!

    Grande abraço!

  7. Olá Arnaut, tudo bem?

    Antes de tudo, parabéns, sua planilha facilitará em muito o meu trabalho!!!
    Preciso de duas informações, a primeira, qual o custo da versão paga e valor de renovação? Segunda, há possibilidade de disponibilizar na mesma planilha a forma em dias e semanas?
    Desde já obrigado!
    Grande abraço
    Diógenes

  8. Bom dia!

    Como faço para obter a senha dessa planilha?

    Samuel Antenor

    Att.

  9. Olá Samuel, tudo bem?

    Existe uma versão paga. Se tiver interesse, entre em contato através de [email protected]

    Grande abraço!

  10. Libera a senha ai!! rsrsrsrs

    Parabéns, bela planilha!!

  11. Vocês mencionaram a versão completa. Mas as duas apontam para a mesma página e não achei nenhum download restrito. Só tem a opção par comprar.

  12. Olá Observador, tudo bem?

    Para baixar a versão com restrições, basta clicar no ícone de Excel existente no post. Se gostar da planilha, não deixe de adquirir a versão completa!

    Grande abraço!

  13. amei o post,, bastant esclarecedor, seu diagrama ficou um xarm, rs, eu tô fazendo um curso de excel online e la eu tava aprendendo a fazer um diagrama, so q eu não sabia exatamente oq era tipo por definição e foi aí q tt encontrei. obg. Abraços.

  14. […] Para quem não sabe como funciona um gráfico de grantt segue um link com uma boa explicação, http://www.miguelando.com/consultoria-online/grafico-de-gantt […]

Leave a Reply


Email
Print